QUEM SOU

Varanda
DE NAZARÉ
Criado pela artista Fafá de Belém, o projeto Varanda de Nazaré nasceu em outubro de 2011, com o objetivo de ampliar o olhar do Brasil sobre o Círio de Nazaré, uma das mais belas procissões Marianas do mundo. Em um espaço localizado no coração de Belém do Pará, Fafá de Belém recebeu, ao longo dos últimos 10 anos, mais de 300 diferentes formadores de opinião de várias áreas do conhecimento, para uma imersão no universo do Círio, quando mais de dois milhões de fiéis se mobilizam para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré.

O desafio
Em 2020, o Varanda de Nazaré completou 10 anos, porém a pandemia do novo Coronavirus fez com que Fafá de Belém tivesse que repensar o evento que celebraria uma década de sua realização. Fomos desafiados a ajudá-la a pensar em como levar esse momento de grande conexão presencial para o ambiente virtual, mantendo a relevância para o público e também para as marcas que patrocinam o projeto.
O que construímos juntos
A Kickoff foi responsável por adaptar o formato presencial para o virtual. Junto com Fafá, criamos uma plataforma de lives onde a artista entrevistou ao longo de 4 meses celebridades, historiadores, formadores de opinião do Pará e de outros estados, para falar sobre fé, história e cultura.

E no segundo final de semana de outubro, quando tradicionalmente acontece o Círio de Nazaré, realizamos a Varanda Virtual, uma série de quatro eventos transmitidos ao vivo, diretamente de Belém, e acompanhado por milhares de pessoais nas redes sociais da Varanda e da própria Fafá de Belém.

Criamos o projeto de propriedades de patrocínio, que apoiou o processo de captação de verba para viabilizar o evento, fizemos a gestão das entregas de visibilidade e posteriormente elaboramos o relatório de pós-venda que apresentou os resultados aos patrocinadores.
Desenvolvemos o site comemorativo dos 10 anos do Varanda de Nazaré, com a retrospectiva de uma década do projeto e informações e conteúdos sobre a edição de 2020.



A Kickoff também esteve a frente da gestão da comunicação do projeto, criando sua identidade e coordenando o trabalho da agência de comunicação digital contratada para cuidar do dia a dia das redes ao longo do evento, assim como a gestão da divulgação e realização de 12 lives transmitidas via Facebook e YouTube, totalizando 375 mil visualizações e 57 mil comentários e curtidas.



Fafá de Belém
Eu conheci a Virna há 11 anos, quando tinha na cabeça um projeto chamado Varanda de Nazaré. Eu já tinha batido em várias portas e ninguém conseguia botar no papel o que eu tinha na cabeça. Embora sem conhecer Belém e sem conhecer o Círio de Nazaré, ela conseguiu traduzir minha ideia e junto com a Agência Tudo transformar essa ideia em um projeto. Várias vezes trabalhamos juntas nesse projeto e a Virna sempre muito criativa, com olhar muito maior do que eu tinha na cabeça. Agora, a nona e décima edições da Varanda foram criadas por ela. Eu não sei como desassociar a Kickoff da Virna Miranda, porque a Kickoff é ela. Essa pessoa dura na queda, mas com uma sensibilidade imensa, e com essas duas mãos de ajustar o meu foco e aumentá-lo para uma perspectiva maior de mercado, aumenta também o meu olhar sobre esse projeto. O Varanda é como se fosse um filho que cuido com muito carinho e conta com a participação muito ativa da Virna, hoje Kickoff, na criação dele, fazendo com que cresça bacana, saudável, sensível, abrindo seu espaço sem mudar sua essência. Essa pra mim é a Virna, essa pra mim é a Kickoff.
